Sexta-feira, 9 de dezembro de 2016 às 10:31 em Música
Greg Lake, fundador e baixista do Emerson, Lake & Palmer, morre aos 69 anos
  • Fundador do ELP, Greg Lake foi homenageado no início do ano com o título de honoris causa em Composição Musical

Greg Lake, vocalista e baixista do grupo de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer, morreu na quarta-feira (7), aos 69 anos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelo próprio site do músico.

Segundo seu empresário, Stewart Young, Lake não resistiu a "uma longa batalha contra o câncer". "Ontem, 7 de dezembro, eu perdi meu melhor amigo após uma longa e teimosa batalha contra o câncer. Greg Lake estará em meu coração para sempre, assim como sempre esteve. Sua família agradece pela privacidade durante seu tempo de luto", informou em nota.

A morte de Lake ocorre nove meses após Keith Emerson, 71 anos, ter sido encontrado morto com um tiro na cabeça em sua casa em Santa Monica, na Califórnia.

Os dois, ao lado de Carl Palmer, formaram uma das maiores bandas de rock progressivo dos anos 1970 e foram responsáveis pela popularização do órgão Hammond e do sintetizador Moog. Formado em 1970, em Londres, o ELP liderou a invasão do gênero na Inglaterra junto de grupos como Yes, Genesis, Jethro Tull e Gentle Giant.

A banda também entrou para história pelo pioneirismo ao incorporar o sintetizador, na época um aparelho gigantesco e pouco utilizado, em shows de rock e por apostar no formato erudito de composição. Em 1971, chegou a lançar um álbum ao vivo, "Pictures at an Exhibition", com releituras de peças do compositor russo Modest Mussorgsky.

Entre os grandes êxitos da banda estão as clássicas "Lucky Man", "Take a Pebble" e "From the Beginning", além de álbuns como "Tarkus", "Trilogy" e "Brain Salad Surgery". O Emerson, Lake & Palmer não se apresentava desde 2010.

Em janeiro desse ano, Lake foi homenageado pelo Conservatorio Nicolini, de Piacenza, com o título de honoris causa em Composição Musical.
 

 

Divulgação
Keith Emerson, Greg Lake (centro) e Carl Palmer: Pioneirismo ao incorporar o sintetizador no rock

 

* Com informações da ANSA

COMENTÁRIOS